Cotoco, o diário (perversamente engraçado) de um garoto de 13 anos
|
Título: Cotoco, o diário (perversamente engraçado) de um garoto de 13 anos
Autor: John van de Ruit
Tradução: Marcelo Mendes
Nº de Páginas: 392
Ano de Edição: 2010
Editora: Intrínseca
Preço: R$39,90 (Compre aqui)
Nota: 9,5


Hoje terminei de ler o emocionante Cotoco, o diário (perversamente engraçado) de um garoto de 13 anos, lançamento recente da Editora Intrínseca que entrou para minha lista de livros preferidos. A leitura é bem leve e engraçada e você se vê na mente de um garoto de 13 que vive na África do Sul em 1990, ano da libertação de Nelson Mandela. Esse livro é bom para o leitor ler no seu próprio ritmo, ele não é divido em capítulos, mas sim nos dias em que Cotoco escreve no seu diário. A capa tem o título em alto relevo e eu peguei a mania de sempre deslizar os dedos nele, vai ver a loucura do livro é contagiosa rs

Após ganhar uma bolsa de estudos, John Milton, vulgo Cotoco, recebe esse apelido ao entrar em um tradicional internato de elite e ser o único que possui as partes íntimas pouco desenvolvidas. Ele divide o dormitório com mais sete garotos e juntos são conhecidos como os Oito Loucos do colégio. Além disso, possui pais lunáticos que estão sempre lhe envergonhando e uma avó pra lá de gagá.

Os Oito Loucos: Rambo, Cachorro Doido, Simon, Rain Main, Lagartixa, Barril, Espoja e Cotoco aprontam muito no internato, como dar umas fugidinhas à meia noite para nadar no lago ao lado do internato, dar trote nos aniversariantes, mas acho que a maior aventura deles foi tentar solucionar o caso de um professor que suicidou quase 45 anos atrás e assombra o lugar.

O autor fala sobre a política da África, o caso da Apartheid, de modo simples, já que tudo é narrado pelo Cotoco que freqüenta o grupo de assuntos africanos nos domingos à noite, e isso enriquece a história do livro. Acho que é importante ter conhecimento sobre as coisas que aconteceram no mundo.

O livro também conta com uma pitada de romance adolescente e essa foi uma das partes mais engraçada que eu achei de estar na mente de um garoto, eles pensam demais! E Cotoco é muito inocente, talvez porque ainda seja cotoco, mas enfim.

Além de ter que dar conta da bolsa de estudos, Cotoco tem que jogar críquete ou rúgbi em um campeonato escolar, decidir por quem está apaixonado, ser escravo do Minhoca e ensaiar para o musical da escola. Você vai ficar de fora dessa divertida vida de um jovem adolescente (louco)? Se quiser dar umas boas risadas fica a minha dica de uma ótima e agradável leitura.
xx



5 comentários:

Libros disse...

estou muito afimd e ler esse livro.
Parece ser super engraaçdo e divertido. ^^
beijos.

Jeh Asato disse...

o.O
Sério que no Cotoco fala sobre Apartheid??? Nossa, nem imaginava!!! Em minha mente insana, Cotoco era um livro light, sobre a vida de um adolescente e só isso. Contado de forma mais irônica, com alguma malícia mas nada muito sério a respeito!
Bacana!!!!!! *-*
Eu confesso que sei pouca coisa sobre o apartheid! Gosto muito do regime nazista, me fascina bastante!!
Mas pera lá: não sou nazista e nem Hitler fan, pelo amor de Deus!
É que a literatura nesse regime fica mais dramática, mais bonita!!
=)

Beijos! ;**

Natália Puga disse...

Sério que no Cotoco fala sobre Apartheid??? Nossa, nem imaginava!!! Em minha mente insana, Cotoco era um livro light, sobre a vida de um adolescente e só isso. Contado de forma mais irônica, com alguma malícia mas nada muito sério a respeito! [2]


adoro apartheid, amo geografia,comofas HAHAHA

Lígia Paulino disse...

ahh ainda não li :S mais ele esta na minha lista de fulturas compras adorei a sinopse dele deve ser muito engraçado adorei a resenha parabéns ;D

e uma coisa que me chamou a atenção é o fato de estar na epoca em que mandela sou do exilo gosto um pouco da historia e de ver como uma criança via isso ;D mais confesso que não sabia que ele falava sobre o assunto.

beijocas ;**

@whosthanny disse...
RESPOSTA: Apesar de abordar esse tema político, o livro é bem light mesmo, afinal Cotoco só tinha 13 anos e não sabia muito o que estava acontecendo. Fora Geografia, tem muita Literatura, pois o garoto adora ler, tem várias citações e indicações de bons livros :D

Deixe um comentário:

- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Quer divulgar seu blog? Seja meu parceiro, entre em contato.
- Em breve retribuirei seu comentário.

Related Posts with Thumbnails