[ENTREVISTA] Juliana Giacobelli, autora de "Tocada"
|
Juliana Giacobelli sempre gostou de ler e desde que aprendeu a escrever não parou mais. Cursa biologia na Universidade Estadual de Campinas, mas nunca abriu mão do seu sonho e a paixão pela literatura. Aos 21 anos está lançando seu primeiro romance, Tocada pela editora Lexia.

Nesta primeira entrevista do Thanny in Wonderland vocês vão conhecer melhor a nova autora parceira do blog.

Thanny: Quem é Juliana Giacobelli?
Juliana: Alguém que tomou vergonha na cara para correr atrás daquilo que gosta de fazer: sonhar.

Thanny: Originalmente, Tocada era uma fanfic e foi adaptada pra livro. Muita coisa mudou? Você pode explicar o que é fanfic para os que não estão habituados com a palavra?
Juliana: Na verdade, a intenção principal sempre foi que ela fosse um livro. Ou pelo menos era o que eu queria, mas a gente nunca sabe como o barco vai andar. Por isso eu comecei a postar como ‘Fanfic’, primeiramente para saber qual seria a reação dos leitores e também para ganhar um pouco de confiança. Foi aí que eu vi que podia dar certo e decidi adaptá-la para um livro.

Fanfic é uma abreviação de ‘Fan Fiction’, ou seja, é uma obra de ficção não oficial, criada por um fã, baseada em outra obra. Existem fanfics de livros, filmes, seriados, bandas, vídeo-games e o que mais você quiser inventar.

Apesar de ser chamada de ‘fanfic’, Tocada é um romance original.

Thanny: Você é fã declarada de Harry Potter, a série teve alguma influência em sua escrita?
Juliana: Acho que influenciar diretamente no livro, não. Mas Harry Potter foi o primeiro livro que realmente me fez querer escrever, porque me abriu os olhos para o mundo maravilhoso que os livros podem ser. Eu tinha onze anos e não lia muito antes de conhecer Harry Potter. Foi mesmo depois dele que eu passei a gostar de ler e a começar a rabiscar minhas primeiras histórias.

Thanny: O que vamos encontrar em Tocada?
Juliana: Tocada é o primeiro volume de uma série de três livros e conta a história de uma garota que encontra um anjo caído do céu, desmemoriado em um estacionamento abandonado. Esse encontro desencadeia uma série de problemas envolvendo ambos os mundos – os dos humanos e dos anjos – e agora ela precisa resolvê-los. 

Existem personagens com os quais acredito que os leitores vão acabar se identificando, como um irmão mais novo pentelho, ou uma amiga toda escandalosa que fala demais.

Eu quis deixar o texto simples e bem-humorado, e acho que esse deve ser o principal diferencial. Apesar de existirem momentos de tensão ao longo da história, o livro é marcado pela narração divertida da personagem principal.

Thanny: Quanto tempo demorou para escrever Tocada e quantas páginas o livro possui?
Juliana: Demorei cerca de um ano por causa da faculdade, e por ter ficado alguns meses sem escrever. O livro tem 384 páginas (um pouquinho grande, mas eu prometo que vocês nem vão sentir) 

Thanny: Você sempre sonhou em escrever um livro? Quais foram as maiores dificuldades que encontrou neste processo?
Juliana: Sim, acho que esse é o primeiro sonho de que eu tenho recordação. Eu lembro que quando era criança e falava isso, as pessoas achavam bonitinho e riam. Depois que eu cresci e entrei na faculdade, as pessoas pararam de achar bonitinho para achar uma perda de tempo, e acho que essa foi a pior parte: Não ser levada a sério. 

Não sei, é uma cultura do brasileiro, mas acho que escrever, no geral, é algo que as pessoas veem só como passatempo, e não como uma atividade de verdade, ou uma profissão. Se você estiver escrevendo um livro acadêmico, é maravilhoso, mas se for um romance de ficção, as pessoas podem te olhar torto e achar que você é maluca. Acho que ainda acreditam que o brasileiro não lê.

Thanny: A capa do seu livro é extremamente linda, você opinou na arte ou tudo foi por conta da editora?
Juliana: Obrigada! Sim, opinei. Eu tinha uma ideia bem clara do que eu queria na capa, mas primeiro deixei que a editora tentasse para ver o que ia sair e foi um desastre. Então, eu mandei meu projeto – exatamente como o da capa – e eles aprovaram. Ainda bem, porque acho que agora eu não conseguiria ver a capa de outro jeito.

Thanny: Quando Tocada será lançado? Poderemos encontrar seu livro em qualquer livraria? Qual será o preço?
Juliana: O livro será lançado no final do mês, perto do dia 24. Infelizmente, pelo menos agora no inicio, as vendas serão somente pela internet, entrando em contato comigo ou pelo site da editora, onde o livro também será vendido. Acredito que o preço deva ficar entre 30 e 40 reais. 

Thanny: Os anjos são os novos vampiros?
Juliana: Talvez, mas acho que o fator atraente em cada um é diferente. Enquanto o vampiro atrai principalmente pela sensualidade e obscuridade, os anjos atraem pela inocência e pela perspectiva de experimentar o novo. Vampiros são seres ancestrais que convivem com humanos há séculos, e anjos não têm experiências humanas. É um universo inteiro de descobertas para eles, pronto para ser explorado e levado até onde a sua imaginação deixar.

Thanny: Você tem outros projetos em mente? Se sim, pode falar um pouco sobre eles?
Juliana: Tenho. O primeiro deles é o segundo volume da série, que já está na metade e deve ser concluído até o meio do ano. Além da série Tocada também tenho alguns outros projetos rabiscados, ainda no inicio. Não posso contar muita coisa porque senão estraga a surpresa, mas eles seguem o gênero da fantasia. 

Thanny: Que dica você dá para novos autores?
Juliana: Acho que é primeira coisa é o que todo mundo diz, mas nem todo mundo escuta ou entende: Corra atrás do seu sonho. Se escrever é o que você gosta, se você não consegue se imaginar fazendo outra coisa, então vá atrás disso. Escreva.

Vai ter gente que vai rir da sua cara, que vai te chamar de maluco e que não vai te levar a sério. Mas se você desistir, só vai fazer com que eles estejam certos.

Eu sei que eu ainda não sou ninguém para falar, mas é bem por aí. Não comece dizendo ‘ah, vou tentar, mas se não der certo eu faço outra coisa.’ Se não der certo, aí você pensa. Até porque a partir do momento que você tem um plano B, você está simplesmente admitindo que seu plano A pode falhar, e ninguém pode começar alguma coisa querendo ser 
bem sucedido pensando em falhar.

Thanny: Obrigada, Juliana, pela primeira entrevista do Thanny in Wonderland. Quero desejar muito sucesso para você neste novo passo em sua vida e que muitas pessoas se emocionem com seu livro. Gostaria de dizer algumas palavras para os leitores do blog?
Juliana: Obrigada pela oportunidade de divulgação e pelo apoio, Thanny!
Espero que dêem uma chance ao livro, que se apaixonem pelos personagens, e que gostem de lê-lo tanto quanto eu gostei de escrever, porque acho que foi uma das melhores experiências da minha vida. Sabe quando dizem que todo mundo deve plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho antes de morrer? Seja lá quem foi que disse isso, essa pessoa está certa.

Para saber mais sobre “Tocada” acesse o site da autora: http://www.julianagiacobelli.com
Marque como "Vou ler" no Skoob e siga Juliana Giacobelli no twitter.

xx thanny



14 comentários:

Luciana Mara disse...

Ei Thanny!
Parabéns pela entrevista!
É mto bom quando conhecemos um pouquinho mais do autor e seu projeto.
A capa ficou o máximo msm!
Fiquei interessada! Agora é aguardar o lançamento! =)
Bjins
ps.: quanto mais páginas o livro tiver, melhor...kkk

Kellen Baesso disse...

Ai que legal!
Não conhecia a autora e fiquei super curiosa para ler o livro!
Linda capa!
Beijos

Natália Puga disse...

Ai, que entrevista legal! Não conhecia a autora nem o livro, parece ser bem interessante, mais ainda por ter sido uma fanfic! isso me dá esperanças de publicar meu livro um dia hihi

Anônimo disse...

Ai, que orgulhinho, eu conheço a entrevistada! LOL!

Vanessa disse...

Não conhecia a autora nem o livro, então adorei a entrevista. Muito bacana! Ela parece ser muito fofa *-* e o livro tudo de bom, né? Que capa linda *-* Adorei!
Beijos, Vanessa.

Karine Marinho disse...

Nossa esse livro me deixou mega curiosa, já marquei ele no skoob! Mas um desejado pra lista!
Beijinhos,K
Girl Spoiled

Angélica Roz disse...

Oii! Que legal, adorei a entrevista!!
Bjsss!

Giovana Joris disse...

Adorei a entrevista! Não conhecia o livro ainda, mas eu gostei bastante da história. Incrível ver como o pessoal das fanfics estão publicando livros, acho tão legal! Entrou para a minha lista de desejados!

Beijos!
Gi Joris
http://ispirazione.org/journal

Lu disse...

entrevista muito boa, ainda não conheço o trabalho da autora, mas na primeira oportunidade vou ler o livro dela. ^^
beijos Nat.

Polie disse...

Gostei da entrevista. *-* Muito boa. (y) Eita que agora tem anjo para todo o lado. UHSAUHASUHAS Parece legal. ^^
Parabéns. ;*

Luiz Silva disse...

Adoreiiii!!
Nossa, e essa capa, muito legal!!
As fanfics estão ganhando muito espaço atualmente hein!!


Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Juh Sutti disse...

Amei a entrevista!
Estou doida para ler o livro, e a Juliana é a simpatia em pessoa!!(Talvez seja característica do nome hehehehe)
beijos enormes
Livros e blablabla

Byzinha disse...

MINHA MENINA TÁ CRESCENDO *-*

Juliana disse...

Awwwwww, muito obrigada pelos comentários no post, tô emocionada *------*
Espero que gostem no livro *friozinho na barriga* hahaha

Deixe um comentário:

- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Quer divulgar seu blog? Seja meu parceiro, entre em contato.
- Em breve retribuirei seu comentário.

Related Posts with Thumbnails