Resenha: Água para Elefantes, Sara Gruen
|
Água para Elefantes foi a leitura do mês no Clube do Livro Aberto. O romance de Sara Gruen que foi fielmente adaptado para as telas do cinema, surpreende com sua escrita realista e sem pudor. Os personagens ganham vida e é como se estivéssemos na jornada do circo dos Irmãos Benzini, devido a riqueza dos detalhes na narração.

Jacob Jankowski teve que abandonar a faculdade de medicina veterinária quando estava prestes a se formar, devido a um acidente de carro que fatalmente matou seus pais. Sem dinheiro, sem casa e sem família, ele sai sem rumo e acaba entrando clandestinamente em um trem, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Sua função é cuidar dos animais do circo, além de lidar com o tirano Tio Al e o bipolar August. O que ele não esperava era se apaixonar por Marlena assim que colocasse os olhos nela, uma mulher comprometida e ainda mais com seu chefe! Mas não é só por ela que ele se apaixona, Rosie, a elefanta comprada para salvar o circo da falência, mostra-se mais inteligente do que parece. E com seu olhar quase humano, ela conquista a todos com seu encanto.

Eu me surpreendi bastante com Água para Elefantes, porque eu tinha quase certeza de que não iria gostar, que ia ser tudo muito chato e acabei mordendo a língua, porque eu amei o livro! Como ele não é grande, li em apenas 2 dias.

A riqueza de detalhes na estória, em cenas que não estou habituada, me chocou um pouco no início, principalmente as cenas +18. E acho que tudo isso se deve a tensão sexual que Jacob sente, porque ele tem 23 anos e nunca viu uma mulher nua. Então, ele constantemente está pensando no assunto. Normal.

Se você está esperando um romance bonitinho que vá te fazer chorar, esse não é o livro que você procura. O romance de Jacob e Marlena fica quase que em segundo plano. O foco da história é o circo.

Quem narra a história é um idoso Jacob de 90 ou 93 anos (ele não se lembra). Ele está numa casa de repouso e ao anunciarem que o circo chegou à cidade, ele começa a se lembrar de sua vida... e essa história ele nunca contou para ninguém, porque ele prometeu que guardaria segredo para proteger quem ama. Mas ele acaba revelando esse segredo para nós.

No Clube, foi discutido o fato de Jacob esquecer tão rápido dos pais. Ele decidiu que não iria pensar neles e conseguiu isso na primeira tentativa. Não acho que isso seja um ponto negativo, acho que cada um supera a morte do seu jeito.

Outra coisa que me chocou foi os maus-tratos que os animais do circo sofriam. Principalmente Rosie, que sempre estava aprontando e sendo castigada impiedosamente. O modo como o dono do circo cortava os funcionários, então? Pra que demitir a pessoa né? Joga logo ela do trem em movimento pra não ter que ficar devendo à ninguém.

Assim como no filme, Rosie é a maior graça do livro. Ela é um animal bastante humanizado. E me emocionei muito com ela e sua ingenuidade.

Obviamente, recomendo essa leitura mais madura para vocês. O livro é realmente fantástico e não tenho nada do que reclamar. Obrigada Jailson, do Extensão Literária por me emprestar.

Título: Água para Elefantes
Autor: Sara Gruen
Número de Páginas: 272
Edição: 1 - 2011
Editora: Sextante
Preço: R$ 24,90
Classificação: ♥♥♥♥♥



11 comentários:

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Thanny!!
Adorei a sua resenha! Já li este livro e inclusive postei semana passada a resenha dele no blog. Também concordo que o livro é mesmo imperdível e recomendo a leitura para todos.
Gostei muito dos personagens e de conhecer a rotina num circo. A autora descreveu muito bem os personagens e foi impossível não me sensibilizar com a história de vida deles.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

RêFofura disse...

Ai, ja li tantas resenhas positivas que não consegui ficar indiferente! Quero muuuito esse livro! ainda bem que ele tá baratinho na siciliano xD

Beijocas :*

Amanda Faustino disse...

Eu meio que fico receosa, para ler esse livro.
Mais quero ler.
Bejs*;

Anônimo disse...

Ah, que bom que você gostou. É só mais um motivo para eu comprar. Estou louco para ler esse livro, o tema também é algo bem inusitado. Acho que eu nunca li nada que tenha a ver com circo. Essa capa é muito bonita e vou ver se compro logoo! :D Beijos,

Minha Estante

Regiane Cristina S. disse...

Eu adorei Água para Elefantes. Eu li o ano passado, e posso dizer que esse livro se tornou um dos meus preferidos.

Gostei do ponto que você afirma que a história e adulta, e não um romance bonitinho, pois tenho visto muita gente querendo ler esse livro, tendo essa ideia da história.

Os maus-tratos aos animais e a Rosie também me chocaram bastante, até porque sou muito apegada aos bichinhos. Sofri muito nessas horas.

Esse livro é tocante e emocionante... e concordando com você, fantástico!

Parabéns pela sua resenha!

Beijinhos,

Ler e Almejar

Carolina disse...

Esse livro é liiindo, tamém li super rapidinho. Tinhas enormes expectativas para ele, mas se possível ele até as superou. É uma leitura emocionante que vale muito a pena!

Beijos xx

Mariana disse...

Como você eu disse eu ainda não li o livro por achar que vou me decepcionar com a história, que vai ser algo muito chato... mas pela sua resenha parece ser totalmente ao contrario, confesso que adoro ler um romance e que eles são os primeiros na minha lista de leituras, mas ainda vou ler esse. Obrigada pela resenha, beeijos.

Kellen Baesso disse...

Estou doida, doida, doida para ler esse livro. Não quero ver o filme antes, mas acho que não vou me segurar. hehe
Beijos

Ceile disse...

Eu também amei o livro e fiquei chocada como as pessoas viviam, como se o circo fosse a única opção para sobreviver.
Não conseguia imaginar como Jacob e Marlena ficariam juntos, parece impossível mesmo.
E acho que ele estava em uma situação bem difícil para ter tempo de ficar de luto, depressivo e talz. A vida no circo já era ruim o suficiente.

Amei sua resenha!
Bjoos!
estejali.blogspot.com

Caio Gonper. disse...

Olá! =)
Tem muita gente falando que esse livro é perfeito e essa resenha serviu pra mostrar que eu tenho que comprar ele URGENTE kkk!
Outra coisa que me chama atenção, é que é uma estória inusitada e que foge dos padrões dos romances que agente ta acostumado a ler.

Vou comprar assim que der..
Bjoo :*

O Clube da Meia Noite disse...

engraçado e triste.
a historia se desenrola ta perfeitamente!q prende vc até a última pagina!
por:cassia rebeca

Deixe um comentário:

- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Quer divulgar seu blog? Seja meu parceiro, entre em contato.
- Em breve retribuirei seu comentário.

Related Posts with Thumbnails