[RESENHA] Sábado Sem Noção
|
Sábado Sem Noção, da autora Luisa Plaja, publicado no Brasil pela editora iD, é um livro bastante divertido que consegue transmitir os valores da amizade e a capacidade de perdoar de uma maneira que qualquer adolescente irá se identificar com a história.

Bethany é uma garota certinha. Carlota faz o tipo rebelde. Elas são melhores amigas e são inseparáveis. Mas as garotas estão bastante estressadas nos últimos dias. Bethany está com a menstruação atrasada, seu namorado não responde seus SMS’s e o seu pai ainda insiste que ela continue com sua rotina de estudos para passar no GCSE (Tipo vestibular no Reino Unido) e ter um futuro garantido. Carlota está pensando na melhor maneira de contar um segredo sem magoar sua melhor amiga e está mais uma vez de castigo, como ela odeia o seu padrasto! Ambas são leitoras convictas da revista Teen Spice e seguem a risca todas as sugestões e conselhos. Então, Carlota decide que a melhor maneira de se livrarem de todo o estresse é ir para Londres, escolhendo desafios aleatórios a partir das páginas da revista que incluem lojas exclusivas, programas de TV, limusines e amassos, transformando o seu dia num sábado sem noção.

O livro é divido em partes: sábado de manhã, sábado à tarde e sábado à noite. Mas senti que a autora tem uma péssima noção de tempo, porque no livro, a Bethany sai com a Carlota já tarde da manhã e elas fazem taaanta coisa durante essa primeira parte que acho que seria suficiente para uma semana inteira, sério.

A narração é em primeira pessoa, mas vai alternando da Bethany para Carlota. Esse esquema de narração está se tornando bastante comum e acho legal saber o que se passa na cabeça louca das protagonistas. Me identifiquei mais com a Bets, até somos do mesmo signo haha

Bethany e Carlota têm 16 anos de idade e passam por aventuras totalmente espontâneas e inesperadas. Elas têm problemas como qualquer garota dessa idade e eles geralmente tem a ver com o sexo oposto. Ás vezes, a imaturidade delas me irritou, mas quando você para pra pensar, talvez fizesse o mesmo naquela situação.

A forma que Luisa Plaja escreve é deliciosa de se ler, você vai lendo e lendo e do nada descobre que já está nas últimas páginas. De início, pensei que o livro era apenas sobre um sábado qualquer em que duas amigas queriam sair para se divertir loucamente, mas aos poucos questões sobre família, amizade e valores são levantadas. E é nesse ponto que você se identifica. Além de se apaixonar completamente pelo fofo do Zac ;)

Os pontos negativos que encontrei em Sábado sem Noção ficam mais na parte de contextualização da tradução. Porque tem certas partes que faz bem mais sentido para quem está lendo em inglês. Faltou bolar algo para adaptar melhor para a nossa língua. Mas isso não influencia em nada a leitura e compreensão do texto.

A editora iD fez um excelente trabalho na capa do livro, por dentro ele é mais lindo ainda. E adorei a forma que os testes da revista Teen Spice foram reproduzidos, adoro testes *-*

Me surpreendi com a história, principalmente no final. É uma leitura rápida, ótima para passar o tempo e se distrair dos problemas. É um livro que recomendo para todas as adolescentes e suas melhores amigas, acho que todas nós devíamos viver um sábado sem noção.

Título: Sábado sem Noção (Extreme Kissing)
Autor: Luisa Plaja
Tradução: Rafael Mantovani
Nº de Páginas: 464
Ano de Edição: 2010
Editora: iD
Preço: R$39,90
Classificação: ♥♥♥♥



11 comentários:

@whosthanny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Books Journal disse...

Ah, a capa desse livro é muito fofa *-*
Mas pela sinopse eu tive a impressão que você acabou de confirmar na resenhas, uma leitura leve com as personagens um tanto quanto imaturas.
Não sou muito fã desse tipo de leitura, mas quem sabe um dia eu leia este livro, né? Caso apareça uma oportunidade.

Beijos,
Julie
http://booksjournal.blogspot.com

Jeh Asato disse...

Aaai que bacana Thanny!!!

Estou aqui pensando e acho que sei: a Bethanny está com medo de estar grávida e o segredo da Carlota é que ela ficou com o namorado dela1
o.O
Algo assim?? Huahauhauha mas como elas foram "passear" em um sábado super sem noção, ela não deve estar mesmo grávida.... ou está?!?!

Gostei do tema, adoro livros quando a amizade fala mais alto!!
*-*

Beijos!
xoxo

Carine F. disse...

Gostei da capa também! Pela sua resenha o livro deve ser bom hein :) beijo

Carine
okaycult.blogspot.com

Caue1507 disse...

o livro parece ser bem lgl, embora não seja o tipo de livro q eu curta^^

--
hangover at 16

Angela Graziela disse...

achei a resenha fantastica
e o livro me pareceu muito bom
meus parabens pelo seu trabalho
beijos

Vanessa disse...

Parece ser muito bacana, adorei a resenha. To querendo ler um livro da ID, ainda não li nenhum, acredita? UASHUAHS pois é. Tomara que eu possa comprar todos logo logo *-*
Beijos, Vanessa.

Rodrigo Cohen disse...

Não curto livros assim, meu gênero favorito é suspense, mas até leio vários outros tipos de livro. Mas parece ser tão...vazio, sabe? Sem história. Nunca me apetece

Glaucea Vaccari disse...

Adorei a capa do livro *-*
A resenha tbm ficou ótima. Mas não é o tipo de livro que eu gosto de ler =/
Bjo

Books Journal disse...

Cara, peguei nesses livro milhões de vezes na livraria pra comprar, mas acabei colocando outro na frente por ainda n ter lido nenhuma resenha sobre ele ;X Enfim, a Editora ID realmente capricha nas capas dos livros e esse n fica atrás. Às vezes a imaturidade das personagens também me irrita, mas eu acabo me colando no lugar delas e faria a mesma coisa, rere.

Gostei da resenha Thanny <3
Beijos, Kaká Xxx

Anônimo disse...

O título do livro é bem interessante, mas não sei se quero ler o livro não. Gente saindo na louca por aí me dá agonia XD

Deixe um comentário:

- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Quer divulgar seu blog? Seja meu parceiro, entre em contato.
- Em breve retribuirei seu comentário.

Related Posts with Thumbnails