Resenha: Um Dia, David Nicholls
|
Tem livros que você compra pela capa, pela sinopse, pelas críticas positivas... O que me motivou a ler Um Dia foi os comentários superestimados no Twitter, parecia que a estória seria capaz de mudar o mundo. Virou o livro favorito de todos e por isso não poderia ser tão ruim assim, né?

Emma Morley é uma garota inteligente, bonita e feminista. Dexter Mayhew é um cara popular, charmoso e conquistador. Eles se conhecem em 1988 e viram Dex e Em, Em e Dex. Mas é o último dia na universidade e cada um segue seu caminho. Porém, esse era apenas o começo de um relacionamento que duraria anos. Namorados? Amigos? Isso é um pouco complicado. Dex e Em conversavam horas pelo telefone e escreviam cartas um para o outro, poucas vezes se encontravam, mas eram melhores amigos.

Com o passar dos anos, obstáculos aparecem na vida de Dex e Em e afetam o relacionamento dos dois. Ora juntos, ora brigados. Eles estavam infelizes. Que vida era essa que eles levavam? Até que uma noite algo acontece e muda tudo. A vida não é fácil, mas para Dex e Em nada é impossível.

Esse é um tipo de livro que mexe com você. É realista. Depressivo. Os protagonistas são extremamente teimosos e orgulhosos. A felicidade estava na cara deles, mas eles decidiram ignorar. Um erro humano. Uma história que poderia ser sobre você ou seu melhor amigo. Você se identifica com as imperfeições dos personagens, nas atitudes impensadas, nas coisas não ditas.

O livro narra 20 anos da vida deles, sempre no mesmo dia: 15 de julho. Data que possui um significado especial no relacionamento dos dois.

David Nicholls nos conquista com cada, simples, palavra de Um Dia. Com diálogos bem desenvolvidos e quotes memoráveis. Um romance que pode virar um clássico da literatura atual. Que já conquistou uma boa quantidade fãs. Que foi adaptado para os cinemas. Um verdadeiro sucesso.

Mas tudo tem um porém. O livro é tudo isso que eu disse, uma ótima leitura que recomendo a todos. Mas não me fez brilhar os olhos. Talvez eu não seja madura o suficiente parar ler algo assim, talvez eu seja fã de clichês, talvez. O caso é que não curto livros tristes. Leio para me divertir, não pra entrar em depressão e ficar praguejando o autor. Espero que respeitem minha opinião e que os amantes dos livros não se sintam ofendidos com o que disse.

Para quem gostou do livro, recomendo o filme "Namorados para Sempre". Segue a mesma linha realista sobre a vida.

Título: Um dia
Autor: David Nicholls
Tradução: Claudio Carina
Número de Páginas: 416
Edição: 1ª - 2011
Editora: Intrínseca
Preço: R$ 39,90
Classificação: ♥♥♥♥



19 comentários:

Monique Martins disse...

Tenho visto muita divulgação desse livro mas sinceramente a capa não me atraiu e nem procurei saber bem do que tratava. Acabei comprando o livro porque aproveitei uma boa promoção, mas não sei ainda quando poderei ler. Li a resenha fiquei curiosa, parece uma linda história... e fiquei me perguntando como será que termina???
Bjkas!!
Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

Unknown disse...

ahhhh eu já sei que vou AMAR antes de ler, sério mesmo, ele ta aqui lindinho na fila esperando para ser lido
to tao ansiosa :~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

:**

Aione Simões disse...

Comprei o livro na sexta, tanto porque quero ler antes de ver o filme e, principalmente, por todas os comentários positivos que li sobre ele!
Acho que vou gostar, eu gostei de "Namorados para sempre"!
Gosto de clichês também, mas de vez em quando acho bom ver/ler algo um pouco mais real, mais palpável!
Pretendo começar a ler hoje mesmo!
Beijos!
www.minha-vida-literaria.blogspot.com

Kellen Baesso disse...

Gostei muito da resenha sincera. Estou louca para ler esse livro, tem cara de ser um livro que eu goste. Mas não fico só nos de tristeza, não. Também adoro ler para me divertir. :)
Beijos

Unknown disse...

Olá!

Eu ainda não li, e talvez não leia. Não sei, fujo de livros deste tipo como o diabo foge da cruz. Mas é bom ler as resenhas para conhecê-los.
Enfim, eu gostei de sua resenha: crítica, sucinta, realista. Muito bom!

Abraços.

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Thanny!
Adorei a sua resenha!
Eu vi ótimos comentários a respeito deste livro na blogosfera o que só aguçou mais a minha curiosidade a respeito de Um dia, de David Nicholls.
Tenha uma ótima semana.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Lucas Magalhães disse...

Assim, você sabe que eu AMO livros maniaco-depressivos, me interessei pelo livro pelo fato de você não ter gostado KKKKKK; não que eu não goste do que você gosta, mas você não gosta do que eu gosto, entende?

Lucas Magalhães disse...

Isso soou MUITO estranho KKKKKKKKK

Unknown disse...

Oiiii hmmm bom saber de sua sinceridade... as vezes o livro não encaixa com a época em que estamos vivendo, e não trás o sentido que querem nos mostrar. MAs mesmo assim eu ainda estou doida por ele hahaha!
ótima resenha!

Beeijooos

Camila C. disse...

Em primeiro lugar, adorei a resenha! É exatamente para isso que existe esse espaço, para você colocar suas opiniões, suas sensações ao ler o livro.

Pra falar a verdade, não curto muito livro que me faz chorar [e pode apostar que muitos fazem! haha] porque, como você disse, leio pra me divertir também. Mas a gente sabe que as coisas nem sempre são flores, e é interessante ler algo que não seja o esperado, que não seja a velha utopia do final feliz. Afinal, o final é o FIM. Sei lá, quando tento pensar nisso, posso passar horas calculando o que é realmente felicidade e se é que existe.

Não sou depressiva nem nada disso - pareceu ali em cima hahahaha. Também não li o livro, mas estou louca para ler! Tô esperando muito dele, isso pode ser ruim :P enfim.

Um beijo!

Ana Ferreira disse...

Thanny,
Tenho receios quanto ao fim de "Um Dia". Nem sequer li o livro e já sinto como se essa história fosse parte de mim, tanto que eu gostei dela. Ao contrário do que você diz, creio que tenho uma tendência a gostar de histórias tristes, emocionantes e me darei muito bem com David Nicholls heiuehieueih
Mas eu já sofro sem tê-lo lido, ó vida cruel. haha

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Carol Ardente disse...

Eu já sabia que esse livro é triste, tocante, e é um tema que esotu gostando muito de ler. "Um Dia" entrou na minha wishlist desde o lançamento e farei de tudo para conseguir um exemplar. Eu adorei saber que o escritor conta a história de Em e Dex um dia em cada ano. :)
Thanny, adorei a sua resneha. Muito legal mesmo e repsieot a sua opinião. Parabéns!
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

Ariane Gisele Reis disse...

Ah! Eu estou doida para ler esse livro!!!! Quase comprei ele semana passada, mas ai lembrei que não posso gastar kkkkkk

Amei a sua resenha Thanny!

bjinhos!!

anereis.

mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Anônimo disse...

Eu tenho preguiça de ler livros mas você me convenceu a ler esse

Aline T.K.M. disse...

Eu gostei MUITO desse livro, tanto que já entrou na minha lista de favoritos desse ano. Mas o que mais gostei nele foi justamente esse aspecto mais realista, sem muito açúcar. Vi a mim mesma em muitas partes do livro e acho que isso me cativou ainda mais.

Bjo,
www.escrevendoloucamente.blogspot.com

Mariana disse...

Eu respeito e concordo com você, também gosto de livros que me divertem e super cliche! Mas esse eu estou com muita vontade de ler, a história parece ser muito bonita e depois de tantas resenhas positivas a curiosidade só aumenta. Obrigada pela resenha, beijos.

Luciana Mara disse...

Ei Thanny!
É super válido ver os dois lados da moeda, daqueles que amaram e daqueles que não gostaram tannnnto assim.
Eu até gosto de histórias tristes. Quero mto ler ^^
Bjins

Ceile disse...

Li tanto sobre este livro que fiquei super cuiriosa, mas a capa também não me atraiu...

Mas sua resenha sim kkkkkk

wish^^

Bjoos!

Ceile disse...

Ai, as vezes, gosto de um livro meio deprê... Então talvez eu goste, né?

Teve gente que falou que virou o favorito, outros não... Talvez seja isso mesmo que vc disse... Cada livro tem um efeito sobre cada pessoa, né?

Bjoos!

Deixe um comentário:

- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Quer divulgar seu blog? Seja meu parceiro, entre em contato.
- Em breve retribuirei seu comentário.

Related Posts with Thumbnails