[RESENHA] Calafrio por Maggie Stiefvater
|
Título: Calafrio
Autor: Maggie Stiefvater
Nº de Páginas: 336
Ano de Edição: 2010
Editora: Agir
Preço: R$39,90 (Compre aqui)
Nota: 10

Livros bons não deveriam ter fim. Eu poderia ficar para sempre os lendo. Esse foi meu primeiro pensamento ao chegar à última página de Calafrio e conseqüentemente ao fim daquele romance. Quero agradecer à Lígia por emprestar o livro e a Julieta por insistir tanto que deixei de lado meu preconceito por lobos e me aventurei nesta leitura.

Grace Brisbane é uma garota normal de 17 anos, tá, não tão normal assim. Quando ela tinha 11 anos foi atacada por vários lobos num bosque próximo à sua casa e conseguiu sobreviver. Após este incidente ela ficou obcecada por aqueles animais, principalmente um em particular. Aquele, de olhos amarelos penetrantes, que ela se lembrava de tê-la protegido no ataque de anos atrás. E que sempre a observava entre as árvores durante o inverno.

Sempre que me contavam que essa estória era sobre uma garota que se apaixonava por um lobo eu ficava tipo “Quê? Isso é zoofilia, ew.” Mas ao ler as primeiras páginas do livro você entende que é um amor platônico totalmente compreensível. Eu te entendo, Grace.

Tudo o que Sam queria era que Grace o reconhecesse na sua forma humana. Que ela olhasse em seus olhos e enxergasse o lobo dentro dele. Até que um dia, um aluno da escola de Mercy Falls é morto por lobos e acontece uma verdadeira caçada no bosque da cidade. A partir daquele dia tudo muda na vida de Grace e Sam. Eles finalmente se encontram, mas o fim está cada vez mais próximo e eles precisam encontrar uma forma de ficarem juntos antes que o inverno chegue.

Os capítulos do livro são narrados por Grace ou Sam, mas não são alternados propositalmente. Apenas aparecem na hora certa para sabermos o que se passa na cabeça dos dois. Alguns capítulos são bem curtos, de uma página apenas. E no topo de cada um diz quem está narrando e a temperatura. Pois a temperatura influi bastante em Sam. Achei bem legal isso.

A estória é totalmente envolvente e sem aqueles trechos forçados ou desnecessários. Grace vive numa rotina, mas a autora não deixou isso influenciar no livro a ponto de deixá-lo cansativo. Foi escrito o que era trivial, sem muitos floreios. Até a descrição dos personagens não é tão caracterizada, deixando tudo por conta da nossa imaginação. E mesmo assim eu chorei como um bebê nos últimos capítulos. Não tinha escrito nada triste nas páginas, mas eu sentia. E quando um livro faz você sentir os personagens é porque ele é bom.

Sam e Grace são obcecados um pelo outro. Mas o romance deles não é meloso e enjoado. Me apaixonei totalmente pelo jeito do Sam. Como Grace diz, ele é bem descolado haha Grace não é aquela personagem chata, burra ou sei lá. Ela é uma garota independente e de atitude. E gostei dela mais do que qualquer outra personagem feminina de outros livros.

Calafrio está sendo adaptado para os cinemas e enquanto lia, eu imaginava que podia ser um filme daqueles bem alternativos tipo “Deixa Ela Entrar” (a primeira versão), talvez porque o cenário seja bem parecido e não tenha tanta ação assim. Porque aí só os fãs assistiriam. Trauma eterno da saga Crepúsculo, oi.

Se você ainda não leu este livro eu realmente não entendo o que você está esperando. Leia!
xx



13 comentários:

Anônimo disse...

nossa, parece ser bom! qdo vc falou em livro de lobo eu já pensei em 'crespúsculo' hayshayshays... mas parece mto interessante!! anotado ♥ kisu~

Rafy disse...

Bem... Eu estou com o livro aqui. E foi comprado há bastante tempo. Só que ainda não criei coragem pra ler. Mas sinto que quando eu começar possivelmente irei gostar, afinal me indicaram muito bem, como foi com Crepúsculo. Realmente, pela resenha, o livro parece ser bem interessante. Um dia chegará a vez dele. rs...

Quanto à popularização de Crepúsculo, eu me sinto grata, pois quando pensaram em fazer o primeiro filme não deram o devido valor e foi aquilo que a gente viu. Foi legal, mas não como gostaríamos que fosse, não foi tão apaixonante quanto o livro. E a febre nos proporcionou continuações superiores e mais fieis. É o que eu acho.

;P

Marilee disse...

@aLeaFaR Com certeza você vai amar, Rafa! *-*

Eu preferia que nem filme fizessem :x
xx thanny

Regiane Cristina S. disse...

Eu quero tanto ler esse livro, mas antes preciso ter ele em minhas mãos, todo mundo fala muito bem dele. E você foi mais uma pessoa que me deixou muito afim de querê-lo.
Achei super interessante essa coisa que você citou sobre a narração ser alternada entre os dois personagens.
Parabéns pela resenha.

Como parceira, eu gostaria de lhe pedir para atualizar o meu selo no seu espaço de parceria, já que mudei o nome e o domínio do blog. Já está tudo certinho lá, é só você linkar.

Beijos,
http://lerealmejar.blogspot.com/

Lígia Paulino disse...

Thanny que bom que você gostou ashusauh adorei a resenha e sim a parte dos capitulos alternados é realmente bem legal! concordo a narrativa não é cansativa e te cativa do comeco ao fim!! beijocas =**

Art Deluxe disse...

Que bom que você venceu esse preconceito bobo e se permitiu ler calafrio. ;]
Fiquei muito feliz em saber que a estória te agradou, tanto quanto a mim.
Adorei a frase que você começou a resenha "Livros bons não deveriam ter fim.", penso exatamente a mesma coisa.
Tem livros de quase 600 págimas que a pessoa ler e pensa "tão curtas páginas, queria mais" e tem livros com quase 300 páginas que tudo o que pensamos é "affy, ainda falta tanto pra acabar".

Enfim, agora você precisa ler A Hospedeira. ;X
;******

Thayná disse...

Eu não gosto muito de lobos, para falar a verdade. Como você disse, trauma eterno de crepúsculo. Se eu não conhecesse tanto o universo vampiresco, iria repudiar vampiros também, graças á adaptação merda que fizeram. Mas isso é sobre Calafrio e me deu uma vontade TREMENDA de ler. Gosto de personagens que se escondem, tentando conqusitar o amor da garota (aka, Michael, em O Diário da Princesa, ahah)
Uma outra coisa muito legal é a capa. VOCÊ NÃO COMENTOU A CAPA.
Eu tinha vontade de ler esse livro pela capa. Depois que descobri que se tratava de lobos eu virei um pouco a cara. Mas sua resenha foi tão linda que eu quero muito ler agora.
Voltei com meu blog, gê. FINALMENTE. HAHA.

Lígia Paulino disse...

@Larissa Suassuna

Concordo plenamente com a Jú!! e com a sua frase ashusauh eles realmente não deveriam acabar!!

beijocas =**

@whosthanny disse...
@Thayná Nossa, esqueci completamente da capa. Deixei pra falar por último e olha no que deu... Mas a capa é linda demais! E você vai se apaixonar pelo Sam <3 YEY! Depois dou uma passadinha no seu blog, Gê.

@whosthanny disse...
@Regiane Cristina S. Oi Parceira, obrigada por avisar. Troquei o selo. Beijos

Karine Marinho disse...

Tá, obrigada, mesmo! Eu tava aindo estudar ai pensei quer saber vou dá uma olhadinha no meu blog, vi seu comentário nele e resolvi ler a resenha, pronto, se eu não conseguir estudar considere sua culpa! (como seu importa-se em deixar pra amanhã, depois, ou talvez nunca). Amei sua resenha!
Sorte que ele tá aqui em casa me esperando se não, eu não iria aguentar!
Beijinhos,
Karine.

Mai-chan disse...

Eu baixei esse livro um ano atrás e como confio na sua opinião como leitora (claro, foi vc me incentivou a descobrir o Patch *--* e sou eternamente grata), agora eu vou ler.

=DD

Ceile disse...

Li sua resenha e vi uns memes falando que este era o melhor livro do ano. Resultado:

Comprei e comecei a ler = impossível largar!
(qndo terminar, comento mais kkk)

Bjoos!

Deixe um comentário:

- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Quer divulgar seu blog? Seja meu parceiro, entre em contato.
- Em breve retribuirei seu comentário.

Related Posts with Thumbnails