Especial Oscar 2011 – Melhor Filme #3
|
Olá, leitores! Caso você encontre algum erro nas imagens do blog, tente desconsiderar. O ImageShack,site de hospedagem utilizado por muitos blogueiros, resolveu trollar todo mundo.

Gostaríamos de retificar a data do Oscar, será no domingo, dia 27. E por isso, amanhã também terá um especial com mais duas reviews. Votem na enquete ao lado no seu filme preferido :D

A criação do Facebook
Quem é que não tem algum perfil em uma rede social? Seja no Facebook, Twitter, My Space, Orkut. Você já pensou na pessoa que criou essa rede social? Quem ele é, como teve a idéia? O que aconteceu com ele? Como ele está hoje? O filme A Rede Social (The Social Network), dirigido por David Fincher mostra exatamente isso, nos apresentando a forma como foi criado o Facebook, a vida do criador, e tudo o que aconteceu na vida dele para, hoje, ele ser bilionário mais jovem do mundo.

Mark Zuckerberg foi o criador do Facebook, que no filme, é interpretado pelo excelente ator Jesse Eisenberg. Mark "criou" o Facebook em 2003, na universidade de Harvard. Tudo começou quando ele leva um fora da namorada, e decide criar um site para as pessoas votarem em qual garota é a mais bonita. O site teve um acesso muito alto, causando problemas para ele na universidade; mas também chamou a atenção dos irmãos gêmeos Winklevoss, que o convidou para criar um site de relacionamentos dentro do campus. Mark aceitou a proposta, mas não falou mais com nenhum deles, e criou o Facebook, primeiramente chamado de "THE FACEBOOK", junto com seu melhor amigo, Eduardo Saaverin, interpretado pelo futuro homem aranha, Andrew Garfield. Com o lançamento do Facebook e com todo o sucesso que o site fez, os irmãos entraram com um processo contra Mark. Mas não foram só eles que entraram com um processo, e sim também o próprio Eduardo, melhor amigo de Mark. E no filme, é mostrado todo esse processo e tudo o que aconteceu devido à criação do Facebook.

A Rede Social conquistou os críticos dos EUA, e a atuação de Jesse Eisenberg pode lhe dar uma indicação ao Oscar. Não é para menos. Ele se mostra uma pessoa fria, calculista, ambiciosa, sem medo dos processos e de ninguém, mas que no fundo, ele se sente arrependido, mas não demonstra, e nem tem como voltar atrás. O filme não se torna chato em nenhum momento, e a história da criação do Facebook é muito mais interessante do que você pensa. Nela temos, processos, festas, drogas, sexo, vilões e mocinhos, mas que não se pode ter tanta certeza de quem é o vilão e quem é o mocinho. Mas se Mark roubou a idéia dos dois irmãos, ele está errado, certo? Pode até ser, mas ele criou o Facebook para se expandir fora do campus; já a idéia dos irmãos era fazer isso, mas dentro do campus. Então? Quem é que está errado? E a atuação de Jesse Eisenberg é tão perfeita que faz a gente dar razão para ele.

Falando em atuação, não foi só a de Eisenberg que ganhou destaque. A de Andrew Garfield que interpreta o melhor amigo de Mark, e a do cantor Justin Timberlake, que interpreta Sean Parker, que criou uma rede de downloads super famosa, a Napster, que foi a primeira que sofreu processos sobre direitos autorais. Os diálogos dos personagens são rápidos e atrapalham um pouco aqueles que lêem mais devagar nas legendas; mas aos poucos dá para se acostumar. A linha narrativa do filme se mistura no presente, quando Mark está com os dois processos contra ele, e no passado, mostrando desde o primeiro dia que ele começou a planejar o Facebook; e isso torna o filme mais agitado, com mais história e acontecimentos.

E não para por ai. A Rede Social é muito mais do que um simples filme sobre a criação do Facebook; o longa mostra uma história de amizade destruída por dinheiro, ambição, insegurança, caráter e fama, que ganha repercussão até hoje. A Rede Social é um excelente filme e nos passa uma lição de vida: tudo na vida, tem um preço.

Em busca de uma Luz
Inverno da Alma (Winter's Bone, 2010) é suspense misturado com drama sobre uma menina de 17 anos que tem que cuidar de seus dois irmãos pequenos, e de sua mães doente. O filme ganhou vários prêmios de festivais de filmes independentes, e foi adquirindo fama, até chegar onde chegou. Os pontos fortes de Inverno da Alma são as atuações e o cenário do longa.

Ree Dolly (Jennifer Lawrence), indicada ao Oscar, é uma menina de 17 anos que cuida sozinha de seus irmãos e de sua mãe, que é doente. O pai dela está desaparecido, e essa é a questão do filme: Jessup Dolly, que não aparece no filme, usou a casa deles como fiança, e desapareceu. A justiça está a procura Jessup, que não compareceu ao seu julgamento, e com isso, toda a sua família será despejada em uma semana. Ree começa a procurar seu pai, enfrentando as piores pessoas que tem haver com o passado criminoso de seu pai.

Inverno da Alma foca bastante nas ótimas atuações dos personagens, além de do cenário frio e assustador onde a história se passa. Primeiro vamos falar sobre o cenário, que é importante para mostrar como são os personagens. A história se passa no meio do nada, em umas espécies de fazendas bem pobres, durante o inverno. Os personagens moram no campo, em um lugar afastado e sem muito contato com uma civilização decente. Os personagens são violentos, grossos e criminosos, e o maior problema deles é conversar e dialogar. Jennifer Lawrence demonstra frieza, segurança e atitude ao interpretar a personagem Ree, que enfrenta vários perigos, e situações difíceis com seus irmãos: ela passa fome, ensina os seus irmãos a atirar, passa por vários problemas com os vizinhos violentos ao procurar seu pai desaparecido; mas não porque gosta dele, e sim para poder se ver livre do despejamento. O tio dela, Teardrop (John Hawkes), que foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante, é um homem viciado e violento, que não ajuda Ree na procura do pai. A sua interpretação não é tão boa quanto a de Jennifer, e não merece o prêmio; ao contrário da atriz indicada.

O mistério do filme é encontrar o pai de Ree, não importa se ele está vivo ou morto. E pelo rumo que a história leva, Inverno da Alma parecia ter um daqueles finais chocantes e emocionantes; já que muitas coisas assim acontecem durante o longa. O final deixa a desejar, mas não é ruim, é forte e tenso. Inverno da Alma é um ótimo suspense que te prende a atenção, mas é um pouco parado para quem busca um filme com mais ação; até porque, tem muito drama no longa. Inverno da Alma é um filme que mostra o outro lado da superação, um lado mais cruel, digamos, devido toda à situação dos personagens; em busca de uma solução para os problemas. Não é o melhor dos indicados ao Oscar, porém, vale a pena assistir pela atuação de Jennifer Lawrence, e pela bela fotografia.

Reviews por:
Para conferir mais sobre a sétima arte acesse: http://pauloam.blogspot.com




3 comentários:

O Maravilhoso Mundo da Sétima Arte' disse...

eu vou postar o do Toy Story 3 hj e vai ta o review queentiinhooo no blog *-* lAKOSPKOAKPSOPSKS

Karine Marinho disse...

Ainda tô louca para assistir o filme da Criação do Facebook, mas saiu do cinema :P
Beijos,K.
Girl Spoiled

Laís N. disse...

Dos dois só assisti o filme " A rede social" e eu gostei muito mesmo.
O Mark é um cara genial. Tenho que admitir que em algumas partes do filme fiquei com muita raiva dele e tal, mas depois tudo isso passou.
Concordo com você, também é uma história de amizade!
A parte da galinha é a mais engraçada kkkkkkkkk
Sem falar que os atores são lindos! (principalmente o Jesse que interpreta o Mark)

Deixe um comentário:

- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Quer divulgar seu blog? Seja meu parceiro, entre em contato.
- Em breve retribuirei seu comentário.

Related Posts with Thumbnails